Av. João Carlos da Silva Borges - São Paulo - 489 - SP - Vila Cruzeiro
Solicite um orçamento aqui!

11 5641-5142

11 953103061

Av. João Carlos da Silva Borges - São Paulo - 489 - SP - Vila Cruzeiro

Noticias

Entenda ?CMYK? e ?RGB?

Para os profissionais do Desenho gráfico ou digital, é constante a aplicação dos termos ?CMYK? e ?RGB?, e provavelmente também faça parte do seu cotidiano. Resolvi então falar um pouco mais sobre este tema, para aqueles que ainda não estão familiarizados e gostariam de entender um pouco mais sobre seu significado e utilidade, então vamos lá!

No final do século passado,alguns gráficos pioneiros desenvolveram a técnica de impressão de imagens coloridas a partir da decomposição dos milhões de cores visíveis nas cores básicas (vermelho, verde, azul ou RGB, de Red, Green e Blue) e seus pigmentos equivalentes (azul ciano, magenta e amarelo ou CMY de Cyan, Magenta e Yellow ).

Posteriormente descobriu-se que o preto (Black) que já era usado nos texto da maioria dos impressos, poderia ser adicionado para compensar algumas deficiências dos pigmentos, diminuindo a carga total de tinta colocada no papel e aprimorar o resultado final, surgiu daí a técnica de impressão em cores (tintas) conhecida como CMYK (o preto ou Black foi representado pela letra ?K? para não ser confundido com o Blue ou azul ) com técnicas de angulações especificas para cada cor a técnica revolucionou os processos de impressão e separação de cores dos no decorrer dos últimos cem anos.

Com o aparecimento do computador, imagens digitais e tratamentos de imagem, os fundamentos empregados para impressão com tinta não poderia ser aplicado aos fundamentos físicos da cor por serem o resultado direto dos comprimentos de onda de luz que atinge os olhos do observador, o qual é chamado de síntese aditiva, ou seja, consiste na teoria pela qual podemos formar todas as outras cores através da adição, em diferentes proporções, das luzes primárias: Vermelho (Red), verde (Green) e azul violeta (Blue).
Quando unimos feixes de luz nas respectivas cores (RGB) temos a luz branca, o que não acontece quando unimos os pigmentos (CMY) pois temos o preto como resultado.

Observe a ilustração e note as combinações de feixes de luz ( ex: monitor ou tela de computador, TV, celular e projeções como o cinema)

Vermelho (Red) Verde (Green) = Amarelo (Yellow)
Vermelho (Red) Azul Violeta (Blue) = Magenta (Magenta)
Verde (Green) Azul Violeta (Blue) = Azul Ciano (Cyan)
Verde (Green) Vermelho (Red) Azul Violeta (Blue) = Branco (White).

Quando unimos as cores ?RGB? temos o branco e também as cores referidas como pigmentos, efeito inverso acontece quando unimos os pigmentos (CMY)

Observe a ilustração e note as combinações dos pigmentos ( no caso, impressão de tinta em superfícies brancas, como o papel )

Azul Ciano (Cyan) Amarelo (yellow) = Verde (Green)
Azul Ciano (Cyan) Magenta (Magenta) = Azul Violeta (Blue)
Magenta (Magenta) Amarelo (yellow) = Vermelho (Red)
Azul Ciano (Cyan) Magenta (Magenta) Amarelo (yellow) = Preto (Black)

Então presume-se que quando a imagem a qual trabalhamos tiver como objetivo final ? a impressão? usaremos ?CMYK? e quando nosso objetivo for ?digital? usaremos ?RGB? . Pode parecer óbvio, mas a usa correta compreensão e de grande ajuda quando precisamos fazer um tratamento de cores, por exemplo, o qual é necessário um monitor com a calibragem correta e também o entendimento das cores complementares que são o preto e o branco, mas isso fica para um próximo ?post? 
« Voltar